Educa Pomerode

 Escola em Tempo Integral, na Rede Municipal de Ensino em Pomerode

Temos à disposição no meio acadêmico referências que fazem distinções entre Escola em período integral e Desenvolvimento Integral do Aluno

Temos à disposição no meio acadêmico referências que fazem distinções entre Escola em período integral e Desenvolvimento Integral do Aluno.  Em Pomerode, com o objetivo de desenvolver integralmente o aluno, com foco na consolidação da alfabetização, foi implantada a política pública: Escola em Tempo Integral, desde fevereiro de 2023 em 8 das 10 escolas municipais, visando ampliar o tempo de permanência do aluno no espaço escolar para que sua aprendizagem aconteça de modo integral. Cumprindo assim a Meta 5 do Plano Municipal de Educação: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até ao final do 2.º (segundo) ano do Ensino Fundamental.

As escolas contempladas com essa política pública são: Escola Municipal Raulino Horn, Escola Municipal Doutor Wunderwald, Escola Básica Municipal Doutor Amadeu da Luz, Escola de Educação Básica Duque de Caxias, Escola de Educação Básica Municipal Profº Vidal Ferreira, Escola de Educação Básica Profº Curt Brandes, Escola Básica Municipal Olavo Bilac e Escola de Educação Básica Municipal Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder.

Dentro destas oito escolas contempladas, temos a Escola de Educação Básica Municipal Profº Vidal Ferreira, que além do primeiro ano, já está atendendo o segundo ano também em tempo integral. Na Escola Municipal Raulino Horn, temos as turmas de primeiro, segundo, terceiro e quinto ano sendo contempladas com essa política pública de atendimento escolar em tempo integral.

As escolas foram atendidas de acordo com o espaço físico disponível em cada uma delas em 2023. Por isso duas escolas não terão aulas em tempo integral nesse ano; a Escola Básica Municipal Hermann Guenther e a Escola Básica Municipal Almirante Barroso. Contudo as professoras regentes destas duas escolas já estão participando das reuniões que objetivam orientar e capacitar os professores envolvidos neste processo de implantação da Escola em Tempo Integral em Pomerode, considerando a possibilidade de em 2024 as escolas também serem inseridas nesta política pública.

Quando essa política pública foi pensada pela comissão da Escola em Tempo Integral, discutida com os diretores de escola, apresentada e dialogada com os professores, a consolidação da alfabetização foi o principal argumento para a sua implantação, contudo não podemos deixar de dizer que com esse movimento, o município de Pomerode estará se aproximando do cumprimento da Meta 6 estabelecida no Plano Municipal de Educação: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos alunos da educação básica.

Porque iniciar com as turmas de primeiro ano? Pode ser uma pergunta que o caro leitor esteja se fazendo. Estas turmas de alfabetização foram escolhidas, olhando para a experiência positiva da cidade de Sobral no Ceará. Onde há muitos anos essa forma de atender os alunos já vem acontecendo, e os resultados deste município nos indicadores nacionais são positivos.

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