Na Escola Duque de Caxias a leitura é incentivada desde o início da vida escolar dos alunos, desenvolvendo a criatividade, memória e raciocínio. Além disso, o hábito da leitura amplia a linguagem oral, escrita, assim como a ampliação do vocabulário, que refletem no desempenho na sala de aula e fora dela. Com este objetivo, as turmas do Pré ao 9º ano frequentam semanalmente a biblioteca da escola.
A escola foi fundada em 1969, e só em 2003 que passou a ter um espaço próprio para organizar e abrigar o acervo de livros da escola. Até então, professores e funcionários tinham acesso e mantinham o espaço organizado, mas somente em agosto de 2003 que a escola passou a ter uma pessoa responsável, a atendente de biblioteca Sandra Regina Andrzejewski Correa, que trabalha em nossa escola desde então.
Segundo Sandra, os atendentes de biblioteca em conjunto planejam projetos e concursos relacionados à leitura, e desenvolvem de acordo com a realidade de cada ambiente escolar. Neste mês, na Duque de Caxias, será realizado o Concurso de Poesia, que envolvem pais e alunos, do Pré ao 9º ano!
Atualmente, as turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais frequentam uma vez por semana o espaço dedicado à leitura, mais aconchegante, com pufes e livros. Para este momento, as professoras ou alunos selecionam os livros a serem lidos, além de semanalmente fazerem a troca de livros que levam para casa. Nas turmas de 6º ao 9º ano, as turmas possuem duas aulas por semana voltadas para a leitura, sendo uma delas para leitura de livros de literatura infanto-juvenil e outra aula para leitura de livros do gênero História em Quadrinhos.
Ainda de acordo com Sandra, considerando as aulas voltadas para a leitura, antes da pandemia a biblioteca recebia uma quantidade maior de alunos nos intervalos, os quais frequentavam o espaço para leitura ou utilizaçãodos jogos de tabuleiro dispostos no espaço. Sendo assim, após o retorno das aulas presenciais, o acesso aos livros teve de ser readaptado, sendo necessário deixar os livros em quarentena, para só então voltarem para as prateleiras. Há pouco tempo deixou de se tornar necessário a quarentena, e a biblioteca voltou a estar de portas abertas no intervalo, entretanto, a atendente de biblioteca relatou que não há a mesma quantidade de alunos que frequentavam antes da pandemia.
Neste ano, a biblioteca passou por uma grande mudança, resultando na otimização do espaço físico, para que pudesse dividir com o laboratório de informática, mas nada impediu que deixasse de ser um local acolhedor, que desperta a criatividade e a imaginação dos alunos.
Alunas comunicadoras:
Clara Tamires Vigolo, Emilly Neis Garcia, Júlia de Lima, Maria Eduarda Guenther e Sarah Borges Lucio.
De Segunda a Sexta ( Exceto em pontos facultativos e fériados )
das 07:30 as 11:30 - 13:00 as 17:30
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Portal da Transparência - Samae - Prefeitura de Pomerode - Vem pra Pomerode
Todos os diretos reservados a Prefeitura municipal de Pomerode - Site desenvolvido por D.M System
Receba em sua caixa postal nosso Boletim o o resumo de todas as informações e eventos do município