No mês de março o CEIM Rosa Borck abriu suas portas no horário noturno para acolher os pais das crianças matriculadas, para a primeira reunião de pais por turma
No mês de março o CEIM Rosa Borck abriu suas portas no horário noturno para acolher os pais das crianças matriculadas, para a primeira reunião de pais por turma.
Com antecedência, um convite especial foi preparado pelas professoras e equipe, com dia e horário para realizar sua reunião, buscando assim contemplar o maior número de pais.
As reuniões foram realizadas nas respectivas salas de referência que a criança frequenta. O espaço foi pensado e organizado de maneira atrativa e uma pauta para a reunião foi planejada e elaborada, assim como dinâmicas a serem utilizadas nesta conversa.
O objetivo em comum da família, professores e instituição de ensino é o desenvolvimento da criança. Este momento da primeira reunião de pais é de extrema importância para estreitar as relações entre educadores e família, dialogar sobre a metodologia de ensino a ser utilizada, realizar troca de experiências, feedback sobre o desenvolvimento, entre muitos outros assuntos importantes para o bom andamento do ano letivo.
Este momento de interação entre família e instituição é de extrema importância. Pais que não participam das reuniões, que não sabem o que se passa na escola de seu filho dificilmente enxergarão os benefícios que ela proporciona em sua vida. Os pais precisam conhecer o espaço que seu filho frequenta, participar da vida escolar para assim valoriza-lo.
“Sou orientadora pedagógica e acompanhei todas as reuniões de pais. Foi um momento muito gratificante e importante. Tivemos em média 80% de comparecimento. Fiquei muito feliz com este índice. É o resultado de nosso trabalho, ou seja, uma parceria entre o Ceim e as famílias que sempre dá certo. É uma pena que nem todas as famílias considerem este momento, pois é primordial o acompanhamento da família na vida escolar da criança. Tivemos experiências e relatos muito significativos. Parabéns e gratidão para as famílias que compareceram!”
Orientadora Márcia
“Planejar a primeira reunião de pais é organizar um momento especial, proporcionando acolhimento, diálogo e aprendizagens tantos dos pais quanto dos professores. É o momento que pais e educadores sentam-se lado a lado para falar sobre as crianças, que é o elo que nos une. Como professora da rede municipal de ensino, diariamente acolhemos os sentimentos e angustias das famílias e das crianças proporcionando um ambiente escolar seguro, acolhedor, de desenvolvimento e aprendizagens.Ao trabalhar com crianças pequenas, o cuidar e educar estão entrelaçados de tal modo que não se desvinculam e receber a valorização dos pais com sua presença e participação nas reuniões, nos lembra que nossos esforços como educadores não são em vão. O sucesso das crianças significa a parceria e comprometimento destas duas forças: família e escola.Ter a sala da creche 2 repleta de pais, nos dá a certeza que estamos no caminho certo, de que estamos impactando a vida das crianças e suas famílias e consequentemente transformando a sociedade.”
Professora Vanderléia
“Sou professora do PRÉ 1A e falar da primeira reunião de nossa turma este ano é falar de histórias, desabafos, encorajamento e muita emoção. Em um dos momentos planejados “falar de seus filhos" a emoção tomava conta não só dos pais dos mesmos, mas de todos pais e educadores presentes. Histórias de vida afloraram com muita emoção. Histórias que se entrelaçavam e famílias mutuamente se ajudavam. Palavras simples, contavam histórias incríveis que fizeram desta reunião, uma reunião simplesmente maravilhosa. Por mais momentos assim. E desejo que na próxima reunião nossa turma poderá contar com a presença de todas famílias. Minha eterna gratidão a todos que se fizeram presentes e compartilharam um pouco com tanta emoção da vida de seus tesouros.”
Professora Crista
“Este ano é o primeiro ano que trabalho como professora. Até então era auxiliar de educação infantil. Foi minha primeira reunião de pais. Estava nervosa e ansiosa, pois não sabia como iria acontecer. Porém, as famílias da turma da Creche 1A foram sensacionais. A maioria compareceu e falaram sobre sua criança. Com a pauta da reunião planejada e com a colaboração ativa das famílias, fiquei mais tranquila. E, a reunião, virou uma boa conversa, falamos sobre nossas famílias, nossos anseios, desejos e sonhos. Vi que precisamos da parceria das famílias para realizar nosso trabalho com sucesso.”
Professora Arleisa
“As reuniões de pais são sempre importantes e especiais. Elas proporcionam para as famílias e ao Ceim um encontro para troca de experiências. Quando família e Ceim são parceiros e se completam na educação das crianças, nessa caminhada quem sai vitorioso é a criança.”
Professora Jane
Quando a família participa das reuniões e se envolve, o sentimento de valorização quanto profissional da educação aflora. Os benefícios desta participação e preocupação dos pais refletem nas crianças e em seu desenvolvimento integral.
De Segunda a Sexta ( Exceto em pontos facultativos e fériados )
das 07:30 as 11:30 - 13:00 as 17:30
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Portal da Transparência - Samae - Prefeitura de Pomerode - Vem pra Pomerode
Todos os diretos reservados a Prefeitura municipal de Pomerode - Site desenvolvido por D.M System
Receba em sua caixa postal nosso Boletim o o resumo de todas as informações e eventos do município