Crianças realizaram diversas atividades em sala de aula para pintar casquinhas e fazer colagens nelas
A tradição de pintar casquinhas de ovos é mantida na Alemanha e também em muitas famílias de Pomerode. Com objetivo de resgatar e refletir sobre a tradição, motivar o senso artístico e oportunizar o surgimento de novos talentos visando à continuidade da tradição, as turmas dos Prés do Ceim Rosa Borck participaram do 17ª Concurso de Pintura de Casquinhas de Ovos promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora.
As crianças realizaram diversas atividades em sala de aula para pintar as casquinhas e fazer colagens nelas. A família também ajudou, pois em casa poderiam pintar as casquinhas utilizando a técnica natural, no qual os ovos eram pintados por meio do cozimento junto a um alimento ou folhagem para obterem cor utilizando folhas, flores, tubérculos ou ervas.
As crianças da turma do Pré 1 A conversaram sobre o tema do maior ovo de Páscoa desse ano e sobre a artista plástica Marcela Schmidt que assinou a obra. Observaram através de gravuras que no ovo foi pintado três casas com fachadas enxaimel, flores e plantas. A aluna Clara Liz, toda empolgada, logo escolheu a cor amarela para dar a primeira camada ao seu ovo, pois como ela falou – “vou fazer com amarelo, pois é a cor mais linda do Mundo”. Após, muito concentrada desenhou ovos de páscoa coloridos no mesmo e um lindo arco-íris. Clara Liz sendo uma menina muito detalhista concluiu a pintura de seu ovo com minuciosos detalhes. Dessa forma conquistou o 2º lugar no concurso na modalidade pré-escola, categoria III – pintura.
O Luan do Pré 1B, fez a atividade com sua família em casa. Pintou sua casquinha utilizando a técnica de cozimento. Para decoração da casquinha a família utilizou beterraba, cúrcuma e elementos da natureza como folhas, galhos e flores. Colocaram a casquinha dentro da panela com uma mistura de água, vinagre e sal mais os elementos da natureza, envolvendo a casquinha com folhas e flores. Ferveram por 2 horas e depois deixaram de molho por mais de 6 a 8 horas. Por fim, removeram os elementos da natureza envolta à casquinha e a deixaram secar. Assim, conquistou o 2º lugar no concurso na modalidade pré-escola, categoria I – técnica natural.
Clara Liz e Luan foram homenageados durante a cerimônia de premiação do 17º Concurso de Casquinhas de Ovos que ocorreu no palco da Osterfest, no qual cada um recebeu certificado e um vale-prêmio.
De Segunda a Sexta ( Exceto em pontos facultativos e fériados )
das 07:30 as 11:30 - 13:00 as 17:30
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Portal da Transparência - Samae - Prefeitura de Pomerode - Vem pra Pomerode
Todos os diretos reservados a Prefeitura municipal de Pomerode - Site desenvolvido por D.M System
Receba em sua caixa postal nosso Boletim o o resumo de todas as informações e eventos do município