O Projeto Grass Paper tem a ideia de unir o papel que é descartado em sala de aula com o capim elefante para produzir um recipiente biodegradável
Pensando na problemática do plástico e no estresse físico da planta no processo do plantio, a EBM Duque de Caxias teve a ideia de unir o papel que é descartado em sala de aula com o capim elefante, que cresce ao lado da escola, para produzir um recipiente biodegradável.
Os experimentos foram divididos em quatro etapas: na primeira foi analisada a textura, rigidez e consolidação da mistura do papel e do capim elefante.Na segunda etapa foram confeccionados os recipientes biodegradáveis.Na terceira etapa foi analisado o desenvolvimento das mudas de boca de leão (Antirrhinummajus) e a integridade dos recipientes biodegradáveis em uma floricultura, na quarta etapa foi analisado o potencial de degradação destes recipientes no solo.
Na floricultura foi observado que se mantiveram sem deformações durante todo o período de produção das mudas de boca de leão, 42 dias. No solo as raízes ultrapassaram as barreiras do recipiente e a desintegração completa do recipiente ocorreu após 75 dias.
Esse projeto conquistou o 5º lugar na Feira de Inovação e Empreendedorismo da FURB em 2023 e também o 2º lugar em Ciências Agrárias na categoria Anos Finais na Feira Brasileira de Iniciação Científica – FEBIC. E agora, finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a maior feira de Ciências do Brasil, realizada pela USP.
De Segunda a Sexta ( Exceto em pontos facultativos e fériados )
das 07:30 as 11:30 - 13:00 as 17:30
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Portal da Transparência - Samae - Prefeitura de Pomerode - Vem pra Pomerode
Todos os diretos reservados a Prefeitura municipal de Pomerode - Site desenvolvido por D.M System
Receba em sua caixa postal nosso Boletim o o resumo de todas as informações e eventos do município