Dentro do objeto de conhecimento “alfabeto” em língua alemã, é preciso ensinar sobre a letra Eszett (ß) que pertence exclusivamente ao alfabeto alemão. Para tal utilizou-se o gênero textual fábula, apresentamos aos alunos a obra da escritora pomerodense Andrea Gustmann Gomes intitulada: “Eszett”. A fábula conta sobre uma borboleta chamada Eszett fazendo uma alusão ao formato da letra que parece uma asa de borboleta. A partir da dinâmica de contação de história surgiu um questionamento: Woher kommt der Schmetterling? (De onde vem a borboleta?). Diante disso, iniciou-se o projeto Das Schmetterlinghaus (borboletário): Ciência na Educação Infantil mediado pela professora Luciana Lisboa de Souza e a coordenadora Sheila Priscila Hordina Torres.
O projeto é desenvolvido dentro das aulas de língua alemã. A ideia é construir um borboletário que complementa o projeto da professora regente que está criando um jardim com as turmas do pré-escolar. As crianças experienciaram várias ações como por exemplo a contação de história através da obra de Die Kleine Raupe Nimmersatt de Eric Carle.
A bibliotecária Steffanie Carvalho de Andrade Jung mostrou diversos encartes científicos sobre o tema lendo para as crianças e respondendo seus questionamentos. As crianças foram apresentadas ao naturalista Fritz Müller, e aprenderam sobre a teoria do mimetismo e a metamorfose. Em sala de aula foram desenvolvidas várias atividades de coordenação motora geral, coordenação motora específica, coordenação motora grossa e coordenação motora fina envolvendo a temática (borboleta, lagarta, borboletário, metamorfose) abordada no projeto. Foram utilizados diferentes materiais como lápis de cor, canetinha, massinha, brincadeiras, música, vídeos e jogos pedagógicos criados especificamente para o projeto na sala de informática.
E no dia 16/06 os alunos da turma pré A foram à Universidade Regional de Blumenau (FURB) para uma visita de estudo à Exposição Científica Fritz Müller. Através da criação deste borboletário na sala de aula, pretende-se potencializar e cultivar o desenvolvimento da curiosidade dos alunos, criando condições objetivas, efetivas e ativas. Para que a partir disso, os alunos possam utilizar-se dos princípios científicos teóricos e práticos a fim de promover o uso da ciência como ferramenta na aprendizagem de língua alemã. Fortalecendo os quatro pilares educacionais do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
De Segunda a Sexta ( Exceto em pontos facultativos e fériados )
das 07:30 as 11:30 - 13:00 as 17:30
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Portal da Transparência - Samae - Prefeitura de Pomerode - Vem pra Pomerode
Todos os diretos reservados a Prefeitura municipal de Pomerode - Site desenvolvido por D.M System
Receba em sua caixa postal nosso Boletim o o resumo de todas as informações e eventos do município